O Cristianismo em Nova Interpretação

A Mulher Cananéia


Partiu dai retirou-se para as regiões de Tiro e de Sidon.
E uma mulher Cananéia que tinha vindo daquelas regiões, gritava-lhe: "Compadece-te de mim, senhor Filho de David! Minha filha está terrivelmente atormentada por um espírito maligno!".
Mas ele não respondeu palavra.E chegando seus discípulos, rogaram-lhe dizendo: "Despede-a por que vem gritando atrás de nós".
Mas Jesus respondendo disse: "Não fui enviado senão às ovelhas que se perderam da casa de Israel".
Contudo ela aproximou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: "Ajuda-me, Senhor!".
Ele respondeu "Não é convém tirar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos".
Ela porem disse: "Sim, senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas de seus donos".
Então respondendo, disse-lhe Jesus: "Ó mulher, é grande tua fé! Seja feito conforme o teu desejo". E a partir desta hora sua filha estava curada.

Mateus 15:21-28

Partiu Jesus dali e se dirigiu para o país de Tiro e Sidon. Entrou numa casa, e queria que ninguém o soubesse. Mas não pode ficar oculto, por que uma mulher, que tinha uma filha possessa de um espírito impuro, assim que soube da presença dele, entrou e se lançou a seus pés. Era pagã, essa mulher, natural da Sirio-fenícia. Suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio.
Respondeu-lhe: "Deixa que primeiro se fartem os filhos; não convém tirar o pão dos filhos, e lança-lo aos cachorrinhos".
"Decerto, Senhor, replicou ela - mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas das crianças".
Disse-lhe Jesus: "Por causa desta palavra, vai, que o demônio acaba de sair de tua filha".
Foi para a casa, e encontrou a menina estendida na cama, o demônio tinha saído.

Marcos 7:24-30


O homem tem a pretensão de poder encontrar a felicidade a harmonia e paz através do seu intelecto.
Assim segue pelo mundo em sua busca.
A paz e esta harmonia não podem ser atingidas através da intelectualidade, só são atingidas através do coração. 
A vivência não é intelectual é emocionais, a felicidade e a paz não são encontradas pelos caminhos da mente racional. 
"Não existe caminho que leve do mundo dos fatos para o mundo dos valores" Einstein.
É exatamente isto que esta escrita nesta parábola da mulher Cananéia.
O intelecto é rebelde, tem que ser tomado pela força, pela dor e pelo sofrimento.
O cristo interno que mora no coração do homem um dia sai de dentro deste coração e vai buscar e conquista o intelecto pela força.
Esta simbologia está também na mitologia grega na passagem de Psique.
Psique se vincula a Eros e quer por todos os meios se equiparar aos deuses, luta, sofre, e no momento final quando vai fazer as pazes com a sogra Afrodite, se rebela e abre para si, a caixa da beleza que foi buscar no Hades, ao invés de ser castigadas é salva por Zeus que se compadece dela e de seu amado Eros.
O intelecto luta e sofre tentando conquistar a felicidade e a paz. Por mais que lute e sofra sente sempre um vazio que só será preenchido no dia em que sua contraparente divina (o cristo que mora em seu coração) o liberte.
O homem intelectual inevitavelmente vai um dia sentir necessidade desta força Crística que mora no seu coração. Não é pela força que o intelecto vai crer, é por um desespero, por uma necessidade que muitas vezes nem sabe de onde vem. 
Esta conquista do intelecto pela força está simbolizada nesta parábola de um modo muito claro.

Partiu Jesus dali e se dirigiu para o país de Tiro e Sidon

O Cristo sai de dentro do coração, jardim fechado (Galiléia) e vai para a terra de Sidon e Tiro.
É estranho a referencia a Sidon e Tiro já que distam entre si mais de 40 quilômetros e entre ambas existe a cidade de Serepta. Há, portanto um significado oculto nesta especificação.
Sidon-caçada.Tiro-força.
O cristo parte do coração, em uma caçada ao intelecto onde vai mostrar sua força. 
Vai caçar a força o intelecto.

Entrou numa casa e queria que ninguém o soubesse. 

Os impulsos que vem do coração não devem ser identificados pelo intelecto antes que este esteja preparado para entende-los. O intelecto pode racionalizar estes impulsos e desta forma gerar um obstáculo a um posterior entendimento.
O Cristo não quer ser reconhecido antes do momento.

E uma mulher Cananéia que tinha vindo daquelas regiões
Era pagã, essa mulher, natural da Sirio-fenícia.

Não há uma discordância como pode parecer a primeira vista.
Marcos escrevia para romanos então especifica que a mulher era Sírio-fenícia, antiga Fenícia, que depois da conquista romana foi englobada pela Síria.
Mateus que se dirigia aos judeus a chama simplesmente de Cananéia, neste local é que se estabeleceu a primeira colônia dos Cananeus.
Ambos querem identifica-la como pagã. 
Não identificada com o louvor a Deus (Judéia)

Nesta caçada o Cristo vai ao encontro de uma mulher Sírio Fenícia (púrpura elevada) segundo Mateus, e Cananéia (negócios, comércio). 
Nesta identificação da mulher Cananéia há uma tentativa de identifica-la com os valores do mundo ou da intelectualidade, diferente dos valores da Judéia (louvor a Deus).
O Cristo veio trazer sua mensagem para aqueles que estavam preparados pelo culto, louvor ou mesmo pelo temor a Deus, que eram os Judeus. 
Na terra dos negócios e do comercio foi buscar a purpura elevada, esta é uma maneira de identificar o intelecto.

"Compadece-te de mim, senhor Filho de David! Minha filha está terrivelmente atormentada por um espírito maligno!".
Mas não pode ficar oculto, por que uma mulher, que tinha uma filha possessa de um espírito impuro, assim que soube da presença dele, entrou e se lançou a seus pés Suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio.

O intelecto (Mulher Cananéia) não é capaz de dominar sua filha (sua manifestação no mundo). 
A filha terrivelmente atormentada por um deimom (inimigo), e ela se reconhece impotente para salva-la.
Parece estranho que a mulher Cananéia chame Jesus de Filho de David; esta é a maneira mais lógica de identifica-lo com ela, já que David representa a junção da realeza material (poder) com o dom do louvor á Deus. Exatamente em David que se une o céu e a terra.

Jesus não pode ficar oculto. Quando saiu do jardim fechado (coração) logo é percebido pela mulher Cananéia, que é o intelecto já maduro para o encontro. Não foram todos os cananeus que o perceberam.
Joga-se a seus pés em um ato de humildade, pedindo que liberte sua filha (seus veículos, suas emoções) de um deimom (inimigo).
O próprio intelecto não é capaz de por sua intervenção dominar suas emoções e os seus veículos. 
Só vai reconhecer isto após muito sofrimento, após ter sua filha possuída pelo deimom do mundo.

Mas ele não respondeu palavra. E chegando seus discípulos, rogaram-lhe dizendo: "Despede-a por que vem gritando atrás de nós".

Jesus não respondeu, aguardando que os seus veículos de manifestação (discípulos) opinassem. 
- Despede-a por que ela vem por outro caminho, não o que nós trilhamos para podermos ter este encontro, vem gritando.
Esta é a atitude dos veículos do átomo nous no mundo, representados pelos discípulos ainda imperfeitos, pois que antes do Petencostes. 
Desta forma se comportam a maioria daqueles que se dizem intermediários da divindade que habita o coração dos homens. Não aceitam que se possa chegar ao encontro sem que seja pelo caminho da sua igreja.
Interessante que esta frase só se encontra em Mateus que era discípulo ainda imperfeito, e que mais tarde se aperfeiçoou. Não existe em Marcos, por que este não foi capaz de expressar a dimensão maior deste fato.

Mas Jesus respondendo disse: "Não fui enviado senão às ovelhas que se perderam da casa de Israel".
Contudo ela aproximou-se e prostrou-se diante dele, dizendo: "Ajuda-me, Senhor!".
Ele respondeu "Não é convém tirar o pão dos filhos e lança-lo aos cachorrinhos".

Respondeu-lhe: "Deixa que primeiro se fartem os filhos; não convém tirar o pão dos filhos, e lança-lo aos cachorrinhos".

O Cristo se manifestou no mundo para atrair aqueles que já vinham sendo preparados pela Casa de Israel. Aqueles que através dos patriarcas, de Moises, dos profetas estiveram amadurecendo a percepção da divindade que habita o coração. Estes é que estariam prontos para a boda. Muitos tinham se perdido, envolvidos pelas solicitações do mundo, eram as ovelhas perdidas.
Cristo não vinha para aqueles que estavam evoluindo através do intelecto. Para aqueles que evoluíram através da Psique. 
Á semelhança da mitologia a Psique não era Deusa, se tornou por um ato de "graça" de Zeus.
A mulher Cananéia aqui representa a Psique.
Como o intelecto evolui através da sua própria experiência no mundo da matéria, satisfazendo seus instintos, até entender que o caminho dos fatos não o levará ao caminho dos valores.
Neste sentido que Jesus compara os que evoluíram pelo uso dos seus sentidos com os "cachorrinhos". 
No oriente os cães não são admitidos dentro de casa, somente os cachorrinhos, que comem a migalhas que principalmente as crianças deixam cair das mesas.

Ela porem disse: "Sim, senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas de seus donos".
"Decerto, Senhor, replicou ela - mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas das crianças".

Os Judeus estavam sendo preparados para esta boda (União do átomo nous do coração com a mente ou Psique). Muitos tinham se perdido no contato com as solicitações das coisas do mundo.
Destas dádivas que os Judeus tinham, sobravam migalhas, que eram desperdiçadas no chão. Estes eram como as "criancinhas" Aqueles que não foram preparados pelos patriarcas, por Moises, e pelos profetas, também dispõem da pulsão da vida, que os habilita a serem salvos. 
Tantos dons que são menosprezados pelos que foi educado dentro destes princípios, que caem da mesa deles e são aproveitados por aqueles que não tem tanto preparo, mas que sofreram tanto e que o sofrimento os libertou, e abriu seus olhos para o Louvor A Deus.

Então respondendo, disse-lhe Jesus: "Ó mulher, é grande tua fé! Seja feito conforme o teu desejo". 
Disse-lhe Jesus: "Por causa desta palavra, vai, que o demônio acaba de sair de tua filha".

Aquele que evolui através da utilização dos seus sentidos e das suas sensações, que segue o caminho de espadas, luta com Deus e sofre até o momento em que percebe que é dentro de si que se encontra a salvação, ou a paz e a harmonia.
O sofrimento da Mulher Cananéia a tinha levado a crer. A mulher pagã que não estava sendo preparada pela cultura judaica dispunha da fé capaz de curar a sua filha.
Não foi o Cristo que curou os seus veículos, foi a própria Mulher Cananéia que através da evolução pagã conseguiu atingir o prepara para a boda.
O caminho pelo mundo que o judeu percorre é o caminho de espadas de cima para baixo, adorando a Deus se pode passar pelo mundo aceitando os Seus designos, adorando-O e louvando-O, caminhando por esta estrada se pode chegar a união. O outro caminho é o caminho do mundo, onde o homem vivencia tida a sua materialidade, luta com Deus, busca uma lógica e uma razão para entende-lo e para ama-lo. Este caminho é um caminho duro e sofrido, o de espadas do tarô. Para trilhar o homem tem que vivenciar toda sua materialidade até que num momento, quando perde o domínio dos seus veículos, busca uma nova ligação (religare). 
Temos aqui nesta parábola o contraste dos discípulos que seguem o caminho interno e a mulher Cananéia que segue o caminho da vida. Estes são os caminhos anabátido e diabático pelos quais temos que percorrer o mundo. São os dois caminhos do naipe de espadas.
A Mulher Cananéia e os discípulos já tinham percorrido o caminho do pentáculo (ouros), já não estavam mais ligados ás necessidades materiais. Iriam percorrer o caminho de copas, que é intimamente ligado ao caminho de paus (poder).
A mulher Cananéia estava aqui efetuando a boda que os discípulos só efetuariam no petencostes.

E a partir desta hora sua filha estava curada.

A libertação dos seus veículos, a cura da sua filha, é a união da sua mente como as suas emoções, da sua lógica com seus sentimentos. Ela e a filha se fizeram um. Representa a divinização de Psique por obra e graça de Deus. Não do deus manifesto em Jesus, mas do Deus que habitava nela. Como a boda dos discípulos não foi a união com Jesus, mas com o Espírito Santo que representava o deus que habitava no coração de cada um deles.

Foi para a casa, e encontrou a menina estendida na cama, o demônio tinha saído.

A Mulher Cananéia voltou para sua casa (seu intelecto) encontrou seus veículos na horizontalidade, dispostos no mundo material sem pretensões de verticalidade. Como os verdadeiros iniciados que não tem necessidade de demonstrar suas elevações (vivem no mundo)
O demônio tinha saído, as necessidades materiais desapareceram!


Interpretação de José Carlos Fragomeni.

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topo Atualizado: out 2000