Gurdjieff Brasil
HomeTextos

Pequenos Hábitos

barra

 

 

«A observação de si mesmo está relacionada com determinadas práticas precisas. Se começarmos a observar apenas como as coisas acontecem, não perceberemos muitas coisas; mas, se tentarmos lutar contra algumas dessas coisas que vemos, por exemplo, contra pequenos hábitos, começaremos imediatamente a ver muitas coisas que geralmente não percebemos. Todo mundo tem pequenos hábitos: hábitos de caminhar, de mexer com as mãos, de sentar, de ficar de pé, de falar de certa maneira. Essa luta não é para obter resultados especiais, mas simplesmente para a observação de si mesmo.  Talvez mais tarde, constatem que têm que se livrar de certos hábitos,   mas, por ora, essa luta deve visar apenas ao estudo de si mesmo.» [1]

barra

 

DEPOIMENTOS

rabisco.jpg (641 bytes) Hábitos, eu?
"Ai, ai... Peraí... Sou tão consciente! Ai, ai...Nem sei o que estou fazendo aqui. Ai, ai... Só vim ver um pouco o que era isso.... Ai, ai... Eu não preciso lutar contra nenhum hábito! Ai, ai..."

rabisco.jpg (641 bytes) "Habitos? quem não os tem.... Eu tenho o hábito de, antes de sair de casa, verificar se o gás está desligado, verificar se fechei as janelas e portas, se deixei comida para os meus cachorros."

Comentário:
"Hábitos, existem bons e maus; a diferença é
se você os tem ou se eles têm você..."

O Sapo Cozido

barra

 

LEITURAS

[1] O Quarto Caminho», p. 50.
Gurdjieff fala a seus alunos, p. 94-95.